O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, visitou nessa quinta-feira (01), o município de Cerro Corá e a comunidade rural Sítio Novo. Além do Povoado Albino.

No Sítio Novo o secretário participou do lançamento da mini fábrica de castanha.

Conclusão e demonstração da unidade de engorda de carneiro com ração de caju, no Povoado Albino. Na oportunidade também foi proferida uma palestra sobre o assunto, com objetivo de explicar para os agricultores daquela região, sobre os positivos resultados trazidos pela ração do caju.

Caprinos ovinos que na estação seca do ano chegam a perder mais de 25 g de peso vivo por dia, quando suplementados com ração de caju de boa qualidade pode ganhar acima de 150 g de peso vivo/dia favorecendo e incrementando a sustentabilidade do semi-árido.

A Emparn em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical e Emater RN, iniciaram em 2007 a condução de Unidade Técnicas Demonstrativas de Ração de Caju (UTDRCaju) como suplemento alimentar para cabritos e borrego.

Na composição e balanceamento da ração os ingredientes podem variar em função do custo da aquisição. Geralmente a formulação exclusiva para ruminantes contém: Resíduo de caju (50%), Torta de Algodão (15-20%), Torta de coco ou resíduo de castanha de caju (14-19%), Milho/sorgo (10%), Farinha de osso calcinha (3%), Ureia pecuária (2%) e Sal de cozinha (1%). Essa formulação apresenta em torno de 22% de proteína bruta, 3.000 kcal/kg de energia bruta, 1,0% de cálcio e 0,7% de fósforo.

Em unidades conduzidas em Boa Vista (Severiano Melo), Melancias (Apodi) e Chafariz (Mossoró) os animais apresentam um ganho médio de peso vivo de 12 a 16 kg em 120 dias, concluindo-se pela viabilidade técnica-econômica do manejo alimentar até um empate de custos e receitas, por possibilitar a venda de animais gordos em períodos secos, de escassez de oferta no mercado. A sustentabilidade do manejo é amplamente favorável para uma relação de preços em que a venda de um kg de carne caprino-ovina equivale à aquisição de 14 kg de ração.
Presença do Secretário na zona rural
O prefeito do município de Cerro Corá, Raimundo Marcelino, agradeceu ao secretário Betinho Rosado pela presença nas comunidades rurais do Rio Grande do Norte. Acredito que estamos vivendo algo inédito na história do nosso Estado. Ver um secretário de agricultura tão próximo dos agricultores e das comunidades rurais. Isso mostra o compro misso do Governo da Dra. Rosalba Ciarlini com a agricultura.Disse o prefeito.

Participaram do dia de Campo em Cerro Corá, o secretário Betinho Rosado; o secretário adjunto da SAPE, José Simplício; o presidente da Emparn, José Geraldo; lideranças, autoridades políticas e agricultores da região.
F: Ass Sape