quarta-feira, 30 de maio de 2012

DECOM RECEBE INSCRIÇÕES PARA MINICURSO EM ANÁLISE DE CAMPANHAS HISTÓRICAS


O Departamento de Comunicação Social da UFRN informa ao público acadêmico e a comunidade em geral a realização de minicurso em Análise de Campanhas Históricas, a ser ministrado pelo professor Dr. Alberto Pena (Universidade de Vigo – Espanha), entre os dias 4 e 5 de junho, com o título “Campanhas de Comunicação que Mudaram o Rumo da História”. As inscrições estarão abertas de 28 a 31 de maio no site www.decom.ufrn.br, com a expedição de certificado para os participantes.

Sob cordenação da Professora Doutora Maria Érica de Oliveira Lima, do Departamento de Comunicação (Decom) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM), o curso acontecerá de 14h às 18h, no auditório D do CCHLA, o antigo Consecão. O professor Alberto Pena ministrará o curso em português.

Diante do tema proposto, o micurso oferece alguns estudos de caso em seu conteúdo programático: I – Portugal muda o rumo político de Espanha (Estudo da campanha de comunicação do Estado Novo a favor da vitória de Franco); II – Timor Oriental converte-se numa nação livre (Estudo da campanha de comunicação internacional a favor da independência de timor Leste); III – Barack Obama faz história (Estudo da campanha de propaganda política de Obama para ganhar as eleições presidenciais nos EUA em 2008).

Tendo em vista que a comunicação é sempre um instrumento poderoso e decisivo, o estudo dos casos mencionados revela que as estratégias usadas por atores políticos, sociais ou econômicos influenciam diretamente nos acontecimentos que determinam as etapas cruciais da história
de alguns países, sociedades e instituições. De fato, assim aconteceu no último século e, de forma cada vez mais irrestrita, continua a acontecer na sociedades contemporâneas.
           
Professor Dr. Alberto Pena
Alberto Pena Rodríguez é licenciado e Doutor Europeu em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madrid (1997) e Professor Titular de Comunicação na Universidade de Vigo desde 1999. Foi presidente da Associação Internacional de Historiadores da Comunicação (2007-10), diretor da Faculdade de Ciências Sociais e da Comunicação (2000-03; 06-09) e presidente dos Prémios Galiza de Comunicación. Tem publicados vários livros e dezenas de artigos em revistas científicas espanholas e estrangeiras. Também foi professor convidado em várias universidades espanholas e estrangeiras.  E foi profissional da comunicação em inúmeros meios; entre outros, trabalhou como delegado de TVE (Televisión Española) en Ourense e delegado de El Correo Gallego em Madrid. Recebeu prémios de investigação e de jornalismo, o último dos quais o Prémio Nacional de Jornalismo Francisco Fernández del Riego 2010. Atualmente, é o diretor do Seminário Ibérico de Investigação em Comunicação. 

Informações Gerais
Título:
 “CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO QUE MUDARAM O RUMO DA HISTÓRIA”
Ministrante: Professor Doutor Alberto Pena (Universidade de Vigo – Espanha)
Idioma: português
Data: 4 a 5 de junho de 2012
Local: Auditório D do CCHLA (antigo Consecão)
Horário: das 14 às 18h
Inscrição: de 28 a 31 de maio no site www.decom.ufrn.br (certificado aos participantes)
Coordenação: Profa. Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (DECOM/PPgEM) (mariaerica@cchla.ufrn.br)
Bolsistas: Andressa Vieira e Ítalo Souza
Apoio: Coordenação de Comunicação e Chefia de Comunicação (DECOM)
Agradecimento: Alberto S. da Hora (DECOM) Marcelo (LabCom)
Patrocínio: Rede Brasileira de Folkcomunicação (www.redefolkcom.org)
Ementa: “O rumo da História é imprevisível, mas há sempre actores políticos, sociais ou económicos que tentam influir no desenvolvimento dos acontecimentos para determinar o futuro. As campanhas de comunicação jogam um papel fundamental nos processos de cambio e, especialmente, nas etapas cruciais da história de alguns países, sociedades ou instituições. O estudo das estratégias de comunicação em determinados contextos políticos é essencial para compreender a razão de ser das mudanças históricas e o porquê das transformações públicas. Portanto, a comunicação é um instrumento poderoso que pode mudar o rumo da História. De facto, assim aconteceu no último século e continua a acontencer na sociedade contemporánea”.

Conteúdo programático:
CASO 1
PORTUGAL MUDA O RUMO POLÍTICO DE ESPANHA. A ALIANÇA ESTRATÉGICA DE DOIS DITADORES.
ESTUDO DA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO NOVO A FAVOR DA VICTORIA DE FRANCO.
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.

CASO 2
TIMOR ORIENTAL CONVERTE-SE NUMA NAÇÃO LIVRE.
ESTUDO DA CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL A FAVOR DA INDEPENDÊNCIA DE TIMOR LESTE.
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.
CASO 3
BARACK OBAMA FAZ HISTÓRIA.
ESTUDO DA CAMPANHA DE PROPAGANDA DE OBAMA PARA GANHAR AS ELEIÇÕES EM 2008.
UTILIZAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL ORIGINAL.

­­Contatos
Profª. Dra. Maria Érica de Oliveira Lima (DECOM/PPgEM)
Email: mariaerica@cchla.ufrn.br
Bolsista Andressa Vieira – Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo
Tel: (84) 88991211
Email: andressacvieira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário