quinta-feira, 17 de maio de 2012

MANTEIGA OU MARGARINA? SAIBA QUAL É A OPÇÃO MAIS SAUDÁVEL PARA O ORGANISMO

Manteiga é derivada do leite já a margarina é feita a partir de óleos vegetais
Manteiga é derivada do leite já a margarina é feita a partir de óleos vegetais - Foto: Ilustração
O que é mais saudável: manteiga ou margarina? Qual delas engorda mais? Essas dúvidas são muito comuns e inquietam quase todo mundo na hora de escolher o produto que vai deixar seu café da manhã mais saboroso.

Embora os sabores sejam relativamente semelhantes, as origens são completamente distintas: a manteiga é derivada da gordura do leite e, por isso, tem origem animal. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Segundo a nutricionista Noadia Lobão, da FidBo, a margarina pode fazer mal à saúde e, por isso, seu consumo não é recomendável:

- A margarina era feita a partir da hidrogenação de óleos vegetais, ricas em gorduras trans. Como foram descobertos os males associados à esse tipo de gordura, a indústria modificou a composição da margarina adicionando gorduras interestificadas, que também não são ideais, já que podem aumentar os níveis de glicose no sangue e contribuir para o aumento do colesterol ruim (LDL). Além disso, esse tipo de gordura é estranha ao organismo que não consegue metabolizá-la apropriadamente. Por isso, mesmo as versões de margarina light ou enriquecidas com cálcio e ômega 3 devem ser evitadas.

Diz a nutricionista Noadia lobato: "Se não houver exageros, a manteiga não compromete a dieta e faz até bem à saúde"

A manteiga, por ser derivada do leite, possui níveis de colesterol e de gorduras saturadas, e tem, sim, um valor calórico considerável. No entanto, se consumida com moderação, faz bem à saúde:

- A manteiga é naturalmente rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o colesterol ruim e os altos níveis de glicose no sangue. Também auxilia na absorção de alguns nutrientes importantes, como as vitaminas A, B, E e K. Além disso, o organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizá-la. O ideal é consumir duas colheres de chá de manteiga por dia. Se não houver exageros, a manteiga não compromete a dieta e faz até bem à saúde - garante a especialista.
F: extra.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário