quarta-feira, 30 de maio de 2012

GOVERNO DO RN COMEMORA SEMANA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE 2012


Governo do Estado preparou uma ampla programação para comemorar a Semana Estadual do Meio Ambiente de 2012. De 02 a 10 de junho, serão promovidas diversas ações ecológicas visando à ...

Leia mais clicando na linha abaixo em Mais informações
 conscientização ambiental da sociedade potiguar. Entidades governamentais como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Instituto de Gestão das Águas do Estado do RN (IGARN), Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e Parque das Dunas, em parceria com a Universidade Potiguar, Fundação para o Desenvolvimento da Terra Potiguar (FUNDEP) e ONG Baobá, se uniram para desenvolver uma vasta programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

A semana ambiental terá início na manhã do sábado, 02, no Iate Clube do Natal, com a 13° edição do Mutirão de Limpeza do Rio Potengi, evento que irá reunir cerca de 250 voluntários para coletar o lixo das águas e margens do Potengi. Os Mutirões de Limpeza visam promover o envolvimento da sociedade civil e das instituições públicas e privadas em atividades de educação ambiental, alertando para a importância da preservação do rio para a economia e qualidade de vida da população potiguar.  

No domingo, 03, será a vez do Parque das Dunas abrir as suas portas para sediar o lançamento do Concurso IDEMA de Fotografia “Paisagens do Ecossistema Potiguar”, seguido pela apresentação dos meninos da Ilha da Música, que sobe ao palco do Anfiteatro Pau-Brasil para embalar o público presente.

Dando continuidade à programação da Semana, na segunda-feira (4), o consagrado projeto de educação ambiental do IDEMA, Barco Escola Chama-Maré, realiza passeio sobre as águas do Potengi, levando a bordo representantes da Secretaria de Educação e da Universidade Potiguar. Ainda na segunda, a ONG Baobá promove no IFRN Central o lançamento do projeto “Árvores da Paz: uma árvore por habitante no RN”, iniciativa que mira a sustentabilidade e manutenção do clima no Rio Grande do Norte.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a Governadora Rosalba Ciarlini fará o lançamento do “Relatório Síntese do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do RN”, além da entrega de licenças ambientais para empreendimentos de piscicultura.

Ainda no dia 5, a equipe de educação ambiental do IDEMA desembarca em Lajes, onde permanecerá até a quarta-feira, 6, para promover mais uma edição do projeto “Meu município, meu ambiente”, levando atividades educativas, ambientais e culturais à população local. No Centro Administrativo, a SEEC irá realizar uma rodada de palestras e exposições de trabalhos com professores escolares da educação básica e servidores do órgão.

No dia mundial do meio ambiente, o Parque das Dunas reabre as suas portas, oferecendo uma diversificada programação aos visitantes, especialmente aos alunos da rede pública e particular de ensino da Capital. A Semana do Meio Ambiente no Parque das Dunas segue até o domingo (10) com ampla programação educativo-ambiental.

No dia 06 de junho a Secretaria de Educação irá “mexer” com o público da Semana do Meio Ambiente. A SEEC preparou uma Caminhada Ecológica no Centro Administrativo com servidores, educadores, educandos e sociedade civil – alertando para a importância da preservação ambiental e a prática de exercícios físicos para a qualidade de vida da população. Em Mossoró, a Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente assina convênio junto à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para a instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Do feriado de Corpus Chisti em diante (07 a 10), a programação da Semana do Meio Ambiente segue no Parque das Dunas. No domingo, 10, o evento é oficialmente encerrado, mas as ações educativas do Governo não param por aí. De 13 a 15 de junho, o IDEMA e a SEMARH se farão presentes na Feira Internacional de Fruticultura Irrigada – Expofruit, oferecendo palestras e oficinas com a temática ambiental.

No sábado, 16, o IDEMA participa ainda do projeto “Expedição Pé na Praia”, caminhada ecológica que será realizada na Praia de Ponta Negra e promete movimentar a capital potiguar.

Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de Junho)
A data foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, para marcar o início da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Representantes de 113 países, de 250 ONGs e organismos da Organização das Nações Unidas (ONU) participaram do evento. Desse encontro, surgiu ainda a "Declaração sobre o Ambiente Humano", também conhecida como "Declaração de Estocolmo", e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Rio+20
De 13 a 22 de junho o Governo do Estado participa no Rio de Janeiro da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, evento que tem por objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Durante a Rio+20, o Governo do Estado do RN irá manter um estande no evento onde serão disponibilizados conteúdos e informações sobre as práticas e projetos de relevância ambiental desenvolvidos no Estado Potiguar. Participam do evento representantes da Semarh, Idema, Caern, Sedec, Setur e Sethas.
F: Ascom Idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário