quinta-feira, 31 de maio de 2012

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO POTENGI ABRE SEMANA ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

A Semana do Meio Ambiente do Governo do Estado tem início na manhã deste sábado, 02, com a realização da XIII edição do Mutirão de Limpeza e Educação Ambiental do Rio Potengi. O evento contará com a participação de aproximadamente 250 voluntários, reunindo alunos da Universidade Potiguar (UnP) e Universidade Federal (UFRN), colaboradores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA), Fundação para o Desenvolvimento da Terra Potiguar (FUNDEP), Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), além de representantes de instituições privadas e da sociedade civil.
O Mutirão de Limpeza terá início às 7 horas, com concentração no Iate Clube do Natal, de onde os participantes serão embarcados e distribuídos em diversos pontos da margem esquerda do rio. Concluída a distribuição dos grupos, os participantes iniciam a coleta do lixo acumulado nestas áreas. Para tanto, os voluntários são devidamente equipados com luvas, sacolas de lixo, bonés e camisetas personalizadas, assessórios que garantem a segurança do participante. Ao final da coleta, todo o lixo recolhido será quantificado e tipificado pela Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).
Os Mutirões de Limpeza visam promover o envolvimento da sociedade civil e das instituições públicas e privadas em atividades de educação ambiental, alertando para a importância da preservação do rio para a economia e qualidade de vida da população potiguar. Em sua primeira edição, realizada em 2006, o Mutirão recolheu cinco toneladas de lixo das margens do Potengi. Ao longo das últimas edições, o projeto vem conquistando novos adeptos e se consolidando como uma das principais atividades de educação ambiental do Estado. 
O Mutirão de Limpeza faz parte do Programa de Recuperação do Estuário do Rio Potengi, mantido através de parceria entre o IDEMA e a UnP, com operacionalização da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar – FUNDEP. O programa tem por objetivo desenvolver ações cujo foco é a recuperação e conservação deste que é o principal estuário do Estado. Além dos mutirões de limpeza, o programa é responsável ainda pelo projeto Barco Escola Chama-maré e o Barco de Limpeza diária do Potengi, entre outras ações.
O XIII Mutirão de Limpeza conta com o apoio operacional do 17º Grupo de Artilharia de Campanha Jerônimo de Albuquerque (GAC), 7° Batalhão de Engenharia de Combate Visconde de Taunay (Becom), Comando do 3º Distrito Naval, Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, Companhia de Policiamento Ambiental (CIPAM), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM/RN), Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA), Água Mineral Cristalina e Iate Clube do Natal.
Evento: XIII Mutirão de Limpeza e Educação Ambiental do Potengi
Data: 02/06/2012
Horário: 07 às 11 horas
Concentração: Iate Clube do Natal
F: AssCom Idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário