sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENCONTRO DEBATE REFORMAS TRIBUTÁRIAS E PREVIDENCIÁRIA

 Grandes discussões ocorrem pela manhã sob o comando do ministro da Previdência Social e o gerente nacional de políticas públicas do Sebrae

 Nesta sexta-feira (19) o 28º Encontro dos Sindicatos Patronais, que ocorre desde a noite dessa quarta (16) no Centro de Convenções, chega ao seu último dia. E os debates em torno de “Reformas, o futuro já chegou” prometem muitos desdobramentos, principalmente no que diz respeito a cobranças destes executivos empresariais aos poderes executivo e legislativo.

As expectativas se concentram no início da manhã na palestra “Reforma tributária com enfoque no Simples Nacional”, a ser proferida pelo gerente nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, tendo como debatedores: José Ferreira Melo (Sebrae RN) e Luiz Carlos Bohn (Fecomercio/RS), além de mediação de Itamar Manso Maciel Junior (Sincopeças/RN).

Já no final da manhã, as atenções se voltarão para o tema: Reforma Previdenciária, a ser proferida pelo ministro da Previdência Social, o senador potiguar Garibaldi Alves Filho. O debatedor é o presidente Fecomercio/RN, Marcelo Queiroz e o mediador é o anfitrião do evento, o presidente da Sicomercio/RN, George Ramalho.

Em seguida será apresentado o case do potiguar Durval José Dantas (do Grupo Maremansa), e palestra motivacional do também norte-rio-grandense Jussier Ramalho. Na parte da tarde ocorrerá o resumo dos trabalhos.


JÁ DEBATIDOS
Nesta quinta-feira, o evento recebeu o economista Stephen Kanitz, articulista de sucesso e famoso pelas inúmeras previsões corretas sobre a economia do Brasil, com publicação de livros elogiados. O consultor se mostrou otimista em relação à economia brasileira, e em especial com crescimento do nordeste.

Sobre a crise americana, não poupou. Kanitz criticou bastante os americanos, afirmou que estão totalmente perdidos, enxergam o mundo torto e em breve a economia deles deve entrar em colapso total. Na contramão, elogiou o Brasil. Disse que apesar de muitos economistas não acreditarem na estratégia de Dilma em relação aos juros, ele acredita que com a baixa das taxas o País pode transformar muitos investidores em empreendedores, e muitos projetos serão tirados da prateleira, fazendo nossa economia crescer. Ressaltou ainda que pela primeira vez na história o Brasil tem reservas internacionais e vai sair da crise com 300 bilhões para investir no país.

Logo em seguida o ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Vantuil Abdala, falou sobre a importância das negociações sindicais. E que é preciso a cada dia aperfeiçoar e especializar essa área dentro dos sindicatos, para que as negociações possam beneficiar tanto empregadores quanto trabalhadores.

Já o economista e chefe do departamento de planejamento da CNC, Daniel Mansur Lopes, debateu sobre as estratégias para o fortalecimento dos sindicatos patronais. Ele apresentou maneiras de tornar o sindicato auto-sustentável e ações realizadas pela CNC para auxiliar nesse contexto.

Além das palestras, o evento contou com vários trabalhos temáticos na parte da tarde. Dentre eles discussões sobre e-commerce, negociações com shopping center, e vários assuntos relacionados a como aprimorar os sindicatos e o movimento sindicalista.
F: Elaine Vládia
AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário