segunda-feira, 14 de maio de 2012

GOVERNADORA ROSALBA CIARLINI RECEBE COORDENADOR NACIONALO DO PROGAMA ÁGUA DOCE

 
A governadora Rosalba Ciarlini recebe amanhã (15), às 10h, na Governadoria, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva. Eles participam de reunião de apresentação do Programa responsável pela instalação e recuperação de dessalinizadores no Estado.

A reunião contará com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, que fará  apresentação sobre o Programa. Nesta nova fase do Água Doce estão sendo investidos recursos no valor de R$ 11 milhões, com contrapartida de R$ 1,1 milhão do Governo do Estado.

A previsão é que sejam beneficiadas 68 comunidades de diversos municípios do Estado. Os equipamentos atenderão os municípios de acordo critérios específicos que justifiquem este tipo de equipamento como a dificuldade de acesso a água por comunidades rurais distantes de áreas urbanas.

 O QUE SÃO DESSALINIZADORES?

No Nordeste do Brasil, o nível de salinidade na água retirada de poços é alto em razão do tipo de solo. Em comunidades rurais isoladas e com dificuldade de acesso a água, os sistemas simplificados de dessalinizadores tornam a água potável.
 
O sistema consiste em uma caixa de água para armazenar a água bruta que chega do poço, um equipamento de dessalinização (foto acima) para a retirada do sal e outra caixa de água onde fica a água que abastece a população. Além do benefício do acesso à água, a utilização deste tipo de sistema induz a comunidade a entender que este processo pertence a todos. Uma pessoa da comunidade é encarregada de operar o sistema. 
BENEFÍCIOS
O aproveitamento da água subterrânea salobra em uma região com irregularidade de chuvas. Outro benefício importante é a conscientização das pessoas em relação à água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário