terça-feira, 22 de maio de 2012

IDEMA LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO MUNICÍPIO DE JARDIM DE PIRANHAS

A equipe de educação ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – IDEMA desembarca esta semana no município de Jardim de Piranhas, para a realização de mais uma edição do projeto educativo-ambiental “Meu município, meu ambiente”. A ação tem início nesta terça-feira, 22, e segue até a sexta.

O projeto “Meu município, meu ambiente” consiste na promoção de uma série de atividades ambientais junto à população, visando o planejamento de educação ambiental do município e a formação de agentes multiplicadores. A iniciativa contempla atividades como cursos de turismo sustentável e educação ambiental, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos e confecção de sabão ecológico, palestras sobre poluição sonora e reciclagem, atividades com microscópio, exibição de documentários e filmes, entre outras.

De acordo com a subcoordenadora de educação ambiental do IDEMA, Silvana Gomes, o projeto foi criado para disseminar a importância do respeito ao meio ambiente com ênfase nas atividades e conhecimentos locais. “A iniciativa oferece o pontapé inicial para que os municípios se fortaleçam e passem a desenvolver um trabalho contínuo nesta área. Percorremos o interior do Estado com o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da preservação ambiental para a qualidade de vida da sociedade”, afirma a subcoordenadora.

O programa de educação ambiental do IDEMA terá duração de quatro dias e irá atender alunos e professores de escolas municipais e estaduais de Jardim de Piranhas. Este é o quinto destino do projeto em 2012, já tendo percorrido os municípios de Venha Ver, Baraúnas, Cruzeta e Governador Dix-Sept Rosado.

Educação Ambiental

A educação ambiental configura-se como o processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
F: Idema

Nenhum comentário:

Postar um comentário