quinta-feira, 10 de maio de 2012

VEREADORA JÚLIA ARRUDA COMENTA FALTA DE UTIs NEONATAIS EM NATAL E NO RIO GRANDE DO NORTE

Vereadora Júlia Arruda denunciou a presença de equipamentos parados no Hospital Santa Catarina

A vereadora Júlia Arruda (PSB) usou o tempo reservado às lideranças dos partidos na sessão desta quinta-feira (10) para destacar um sério problema presente nas redes públicas de saúde de Natal e do Rio Grande do Norte: a escassez de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais e pediátricas. De acordo com a parlamentar, o problema é grave, pois põe em risco a vida de milhares de crianças no município e no estado.

“O baixo número de leitos de UTI neonatal e pediátrica põe em risco a saúde e integridade de mães, bebês e crianças. O problema voltou à tona em abril passado quando uma criança de três anos faleceu no  Hospital Maria Alice Fernandes após esperar 24h por uma UTI”, disse a vereadora. Segundo ela, o caso relatado é apenas um entre muitos, simboliza a precariedade do sistema público de saúde.

Durante sua fala, ela aproveitou para denunciar o fato de que o Hospital Santa Catarina conta, atualmente, com uma sala repleta de aparelhos de UTI neonatal sem uso. Os equipamentos, segundo o diretor administrativo da unidade, são suficientes para montar oito leitos, entretanto, estão parados por conta da falta de profissionais qualificados para operá-los.

“Além de faltar médicos para a escala de plantão, enfermeiros e cirurgiões para formar uma equipe de UTI, faltam técnicos de enfermagem. O Estado não tem esse pessoal e nem contrata mais ninguém. Isso é um absurdo. É brincar com a vida de seres humanos”, comentou a vereadora.

Júlia destacou ainda as ações desenvolvidas pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) no intuito de mudar esta situação. Responsável pelo movimento intitulado “Levante à Vida”, a entidade vem realizando reuniões periódicas para discutir a assistência de UTIs pediátricas no município e no estado. Os encontros contam com a presença de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sociedade de Pediatria do RN e Governo do Estado. “Recebi o convite do médico José Madson para me somar a esta luta e desde já me coloco à disposição para contribuir nos debates e cobrança aos gestores públicos”, disse a parlamentar.
F: AssImp

Nenhum comentário:

Postar um comentário